I Seminário sobre Créditos Ambientais e BSA na Agricultura do Sul de Minas

No dia 15 de julho de 2023, sábado, na Fazenda Escola do Instituto Federal de Sul de Minas – campus Inconfidentes, aconteceu o I Seminário de Créditos Ambientais e BSA da Agricultura do Sul Minas.

O objetivo do evento  foi apresentar a proposta do Projeto de Créditos Ambientais e Balanço Social e Ambiental (BSA) na Agricultura do Sul de Minas Gerais para os agricultores da região, representantes do poder público, organizações da sociedade civil e demais parceiros fundamentais para o sucesso desta importante ação de valorização da agricultura sul mineira.

 

O evento contou com o apoio do IFSULDEMINAS, além das demais organizações envolvidas no projeto, o Instituto Origem, SISAM, Rede Simasa e AmbientaTivemos a presença de diversos agricultores e representantes especialmente da Orgânicos Sul de Minas e da Escola Família Agrícola de Cruzília e de diversas prefeituras do Sul de Minas.

 

O evento teve início às 09h com a recepção, cadastramento e café da manhã. A Mesa de Abertura contou com representantes das entidades envolvidas no projeto, inclusive reitores do IFSULDEMINAS, bem como representantes de prefeituras da região.

 

Em seguida, Takashi Yamauchi, especialista em Terceiro Setor e Responsabilidade Social e Ambiental, representando o Centro de Estudos e Difusão do Terceiro Setor (APTO) e da Rede Simasa, fez uma explanação sobre o contexto histórico dBalanço Social e Ambiental e Créditos Ambientais na Agricultura.

 

No período da tarde Ramon Senra, do Instituto Origem e representante da Orgânico Sul de Minas, fez uma apresentação sobre o papel dos agricultores na conservação ambiental e geração de créditos ambientais para a agricultura sul de Minas. Posteriormente, Tainá Bimbati, Engenheira Ambiental e presidente do Instituto Ambienta, fez a apresentação de uma proposta de Plano de Trabalho do projeto.

 

Os presentes e os espectadores da transmissão pelo canal do IFSULDEMINAS campus Inconfidentes no YouTube (acesse aqui) puderam fazer perguntas e tirar dúvidas relacionadas ao projeto, resultando em um debate muito produtivo e de colaboração para o planejamento dos próximos passos e construção participativa do projeto como um todo.