INDICADORES DE COLETA SELETIVA DE MOGI GUAÇU/SP

Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero

Em 14 de Julho de 2021, o Instituto Ambienta, a Associação Cooper 3Rs e Mogi Open Data celebraram a assinatura do Termo de Cooperação para o desenvolvimento da Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero. 

A Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero irá sistematizar e disponibilizar à sociedade indicadores quantitativos e qualitativos da coleta seletiva solidária realizada pela Associação Cooper 3Rs, mostrando o impacto positivo gerado na cidade de Mogi Guaçu.

01

A coleta seletiva solidária promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e viabiliza a logística reversa desses materiais de volta à indústria. Assim, evita a disposição de milhares de toneladas mensais de resíduos ao aterro sanitário, promovendo um aumento da vida útil do aterro sanitário e gerando economia para o município com a gestão de resíduos.

Toda a população, o poder público, as empresas, a sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica poderão acompanhar as informações disponibilizadas pela futura plataforma, que visa a contribuir com o desenvolvimento social e econômico, buscando a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a partir da proposta ” Lixo Zero”, promovendo a Economia Circular com a Inclusão Social os catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Será uma fonte de dados muito importante em nível municipal no que se refere à gestão de resíduos sólidos. Esperamos, com esse projeto, incentivar e ampliar a participação de todos os atores da sociedade na coleta seletiva e no cumprimento de sua responsabilidade compartilhada conforme orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e a promover reflexões sobre o consumo e os 3Rs de uma maneira geral. 

Para as empresas, os indicadores demonstrados pela Plataforma irão auxiliar no cumprimento de suas metas de Logística Reversa e na execução de seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, previstos na Lei.

A plataforma dos dados indicadores o Mogi Guaçu LIXO ZERO são importantes no ponto de vista de sistematizar e divulgar os créditos de logística reversa e de CO2, créditos ambientais para comercialização e dar sustentabilidade ao Programa de Coleta Seletiva realizado pela associação no município, além de gerar mais renda, profissionalizar a instituição, oportunizar uma vitrine para as empresas compram os créditos, servir de modelo e referência para as organizações de catadores e programas de coleta seletiva em outros municípios, contribuindo com a difusão e a sustentabilidade em território mais amplo, em nível nacional.

QUER CONTRIBUIR?

Financiamento Coletivo

Caso você queira e possa contribuir com qualquer valor, nós agradecemos muito! Todas as contribuições arrecadadas serão utilizadas para custear os serviços de desenvolvimento inicial e manutenção da plataforma. Empresas destinadoras de resíduos recicláveis para a Associação Cooper 3Rs que tenham interesse em patrocinar e ter visibilidade na plataforma, entrem em contato pelo e-mail institucional@ambienta.org.br. Empresas tributadas no lucro real poderão deduzir suas contribuições do Imposto de Renda (IRPJ) através de Renúncia Fiscal e ainda receberem 34% do valor doado de volta.
Vamos construir essa plataforma juntos?
Financiamento Coletivo1