O Ambienta

O Instituto de Fomento à Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Ambiental – AMBIENTA, é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira.


Fundado em 2017 no município de Mogi Guaçu – SP, o Instituto Ambienta é fruto da articulação e integração de profissionais de diversas áreas com o objetivo de fomentar e promover a responsabilidade social e ambiental e a sustentabilidade no território.


Oferecemos assessoria e desenvolvemos programas, projetos e demais serviços visando ao atendimento das exigências legais e normas no que se refere à sustentabilidade e ao cumprimento da responsabilidade social e ambiental para atender às organizações de primeiro, segundo e terceiro setores de forma a contribuir com o desenvolvimento local.

Desde a sua fundação conta com a assessoria de Takashi Yamauchi, arquiteto e especialista em Terceiro Setor e Responsabilidade Social e Ambiental, fundador do Centro de Estudo e Difusão do Terceiro Setor (APTO) e do Instituto de Fomento e Apoio ao Terceiro Setor (APOIO BRASIL).

Profissionais

O Ambienta é constituído por profissionais, técnicos e especialistas de diversas áreas do conhecimento em um trabalho associativo que fornece suporte técnico e especializado nos mais diversos segmentos visando a atender às demandas do governo, empresas e organizações no que se refere à sustentabilidade e ao cumprimento da responsabilidade social e ambiental.

Associados Profissionais

Tainá Vedovello Bimbati

Engenheira Ambiental pela Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (2013) e Mestra em Engenharia Civil com ênfase em Saneamento e Ambiente (2017) pela FEC/UNICAMP (2017), onde atuou como pesquisadora no Laboratório FLUXUS, na área de reciclabilidade de resíduos sólidos. Auditora em Responsabilidade Social e Ambiental pelo Centro de Estudos e Difusão do Terceiro Setor (APTO). Possui 10 anos de atuação e pesquisa na área de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. Fundadora e presidente do Conselho Administrativo e membro do Conselho Profissional do Ambienta.

Igor Guerra

Técnico em Meio Ambiente e Engenheiro Ambiental. Possui uma experiência de 7 anos na indústria em tratamento físico-químico em Estações de Tratamento de Efluentes, renovação de outorga de captação e uso de água subterrânea, soluções ambientais como reuso de água e utilização de sistema fotovoltaico para produção de energia. Tesoureiro e adjunto do Conselho Profissional do Ambienta.

Maitê Vedovello Bimbati

Designer de Moda pela Universidade Paulista (2016) e Produtora Cultural pelo CIS Guanabara. Atua com pesquisa de consumo, tendências e sustentabilidade. Tem experiência em curadoria de projetos culturais na área social e ambiental. Idealizou e desenvolveu o Projeto BazarEco na Associação Cooper 3Rs junto à Fundação Banco do Brasil (2018/2019) e ao PROAC (2022). É associada fundadora no Ambienta.

Priscila Morgon Arruda

Formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas no ano de 2019. Possui experiência acadêmica na área de tratamento de água, legislação ambiental e políticas públicas ambientais. Estagiou na Secretaria de Meio Ambiente de Limeira no Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes entre os anos de 2017 e 2018.

Sérgio Henrique de Campos Esporte

Geógrafo pela Universidade Federal de Alfenas (2014), onde atuou em projetos de extensão e iniciação cientifica pela FAPEMIG e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL-MG). Estagiou na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Mogi Guaçu (SAAMA) em âmbito do Programa Município Verde Azul e Mapeamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu; e no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba no Programa Amigos do Verde como monitor ambiental e participante na revisão EIA/RIMA para duplicação da Rodovia do Tamoios. Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Franca (2018) e especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela UNIFAJ. Atualmente é mestrando no programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Sorocaba em Estudos Ambientais e Análise Espacial. Atua na educação não-formal a partir da estruturação de coletivos jovens ambientais (Guacema) e assessorias em projetos socioambientais.

Giovana Bueno Maranho

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2020). Durante a graduação esteve no LASPEF – Laboratório de Silvicultura e Pesquisas Florestais, onde desenvolveu projeto na área de Restauração Ecológica do Cerrado. Estagiou no Instituto Ambienta na área de pesquisa.

Estrutura Organizacional

Tainá Bimbati

Presidente (Conselho Administrativo)

Igor Guerra

Tesoureiro (Conselho Administrativo)

Priscila Morgon

Secretária (Conselho Administrativo)

Giovana Maranho

Suplente (Conselho Administrativo)

Sérgio Campos

Titular (Conselho Fiscal)

Linha do Tempo

Fundação

Em 25 de novembro de 2017, no município de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária de constituição do Instituto Ambienta como fruto da articulação e integração de profissionais de diversas áreas com o objetivo de fomentar e promover a responsabilidade social e ambiental e a sustentabilidade no território.

Apresentação para a comunidade

A apresentação oficial do Ambienta para a comunidade ocorreu 31 de janeiro de 2018 durante o I Seminário de Responsabilidade Social e Ambiental no Centro Cultural de Mogi Guaçu ministrado por Takashi Yamauchi.

Novo Grupo Gestor

No dia 28 de novembro de 2020, em Assembleia Geral Extraordinária realizada virtualmente devido à pandemia de CoViD-19 conforme a Lei Federal 14.010 de 10 de junho de 2020, o Ambienta elegeu o seu Grupo Gestor para o triênio 2020-2023.