Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero

Responsabilidade Social e Ambiental para a Sustentabilidade
ambienta

Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero

  • Funded0%

O Instituto Ambienta, a Associação Cooper 3Rs e o Mogi Open Data se uniram para criar a PLATAFORMA MOGI GUAÇU LIXO ZERO.

A Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero irá sistematizar e disponibilizar à sociedade indicadores quantitativos e qualitativos da coleta seletiva solidária realizada pela Associação Cooper 3Rs, mostrando o impacto positivo gerado na cidade de Mogi Guaçu.

Toda a população, o poder público, as empresas, a sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica poderão acompanhar as informações disponibilizadas pela futura plataforma, que visa a contribuir com o desenvolvimento social e econômico, buscando a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a partir do conceito Lixo Zero, promovendo a Economia Circular com a inclusão social dos catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Será uma fonte de dados muito importante em nível municipal no que se refere à gestão de resíduos sólidos. Esperamos, com esse projeto, incentivar e ampliar a participação de todos os atores da sociedade na coleta seletiva e no cumprimento de sua responsabilidade compartilhada conforme orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e a promover reflexões sobre o consumo e os 3Rs de uma maneira geral.

A coleta seletiva solidária promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e viabiliza a logística reversa desses materiais de volta à indústria. Assim, evita a disposição de milhares de toneladas mensais de resíduos ao aterro sanitário, promovendo um aumento da vida útil do aterro sanitário e gerando economia para o município com a gestão de resíduos.

Para as empresas, os indicadores demonstrados pela Plataforma irão auxiliar no cumprimento de suas metas de Logística Reversa e na execução de seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, previstos na Lei.

A plataforma também tem um papel fundamental para sistematizar e divulgar os créditos de logística reversa e créditos ambientais envolvidos na Coleta Seletiva e Reciclagem dos materiais, fornecendo sustentabilidade ao Programa de Coleta Seletiva realizado pela associação no município, além de gerar mais renda, profissionalização, servir de modelo e referência para as organizações de catadores e programas de coleta seletiva em outros municípios, contribuindo com a difusão e a sustentabilidade em território mais amplo em nível nacional.

Diante de tudo isso, estamos abrindo este Financiamento Coletivo, cujas contribuições arrecadadas serão utilizadas para pagar os serviços de desenvolvimento inicial e manutenção da plataforma. Caso você queira e possa contribuir com qualquer valor, nós agradecemos muito!

Empresas tributadas no lucro real podem deduzir a contribuição no Imposto de Renda (IRPJ) através de Renúncia Fiscal e recebem 34% do valor doado de volta.

É possível contribuir via PayPal ou manualmente através dos nossos dados bancários por PIX ou transferências.

Contribua como e quanto puder.

R$

Quantia Personalizada

Selecione o método de pagamento
Informação pessoal

Informações de cartão de crédito

Total da doação: R$50,00