Plataforma Mogi Guaçu Lixo Zero

01

A coleta seletiva solidária promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e viabiliza a logística reversa desses materiais de volta à indústria. Assim, evita a disposição de milhares de toneladas mensais de resíduos ao aterro sanitário, promovendo um aumento da vida útil do aterro sanitário e gerando economia para o município com a gestão de resíduos.

 

Toda a população, o poder público, as empresas, a sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica pode acompanhar as informações disponibilizadas pela futura plataforma, que visa a contribuir com o desenvolvimento social e econômico conforme os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a partir da proposta ” Lixo Zero”, promovendo a Economia Circular com a Inclusão Social os catadores e catadoras de materiais recicláveis.

 

É uma fonte de dados muito importante em nível municipal no que se refere à gestão de resíduos sólidos. Esperamos, com esse projeto, incentivar e ampliar a participação de todos os atores da sociedade na coleta seletiva e no cumprimento de sua responsabilidade compartilhada conforme orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e a promover reflexões sobre o consumo e os 3Rs de uma maneira geral.

Para as empresas, os indicadores demonstrados pela Plataforma auxilia no cumprimento de suas metas de Logística Reversa e na execução de seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, previstos na Lei.

 

A plataforma dá sustentabilidade ao Programa de Coleta Seletiva realizado pela associação no município. Além disso, promove a geração de mais renda, profissionalização da instituição, oportuniza uma vitrine para as empresas compram os créditos e serve de modelo e referência para as organizações de catadores e programas de coleta seletiva em outros municípios, contribuindo com a difusão e a sustentabilidade em território mais amplo, em nível nacional.