CAPACITAÇÃO

Treinamento "Auditor em Responsabilidade Social e Ambiental"

A Universidade Aberta do Terceiro Setor (UNITERSET), junto com o Centro de Estudos e Difusão do Terceiro Setor e o Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (SIMASA-AM), oferecem o Treinamento Auditor em Responsabilidade Social e Ambiental como parte de um programa para fomentar o conhecimento e aplicação da ferramenta de desenvolvimento econômico e social denominada Terceiro Setor. ‍O Instituto Ambienta tem o prazer de ser um parceiro na disseminação deste treinamento.

Treinamento

Auditor em Responsabilidade Social e Ambiental

A questão de responsabilidade social e ambiental passa por um processo conceitual da organização em relação à comunidade de atuação, em relação aos trabalhadores e dependentes, em relação ao governo e seus impactos ambientais, bem como a avaliação em relação às legislações e as compensações nas questões sociais e ambientais, respeitando a cultura e a tradição. 

Portanto não se trata de uma política de filantropia ou benemerência de uma organização, mas sim da responsabilidade de promover o desenvolvimento econômico e social da sua atividade dentro do conceito a ser adotado, sem prejuízo ao seu negocio.

Deverá ser demonstrada no Balanço Social e Ambiental, que passa a ser um documento de identidade de uma organização, além da oportunidade de avaliação da sua forma de gestão, buscando assim a sua otimização, competitividade e redução de custo, além de uma imagem mais coerente da organização junto à comunidade onde atuar, quer seja nacional ou internacional.

Para desenvolver um programa de responsabilidade social e ambiental, há a necessidade de formar um grupo multiprofissional com conhecimento mínimo sobre responsabilidade social e ambiental, além da sua capacitação perante as legislações e normas pertinentes.

O Treinamento

O objetivo do treinamento visa munir de informações e observações para a formação de profissionais para atuarem como auditores em responsabilidade social e ambiental em conformidade as normas vigentes com a elaboração de um programa de responsabilidade social e ambiental das organizações, bem como orientar a criação de metodologia própria para cada tipo de organização.

Para quem é?

O treinamento é para quaisquer pessoas independentemente da sua área de formação.

Carga Horária

27 horas

Online

Acesso através da área de membros e estude no seu tempo.

Investimento

R$354,00 (cartão ou boleto) em até 4x.

Descontos para grupos

Grupo de 02 pessoas: 10%
Grupo de 03 pessoas: 20%
Grupo de 04 pessoas: 30%
Grupo de 05 pessoas: 40%
Grupo de 06 pessoas: 50% Entrar em contato através do: institucional@ambienta.org.br

Inscrições com Descontos

Caso você seja queira se matricular em grupos, por favor, envie um e-mail para institucional@ambienta.org.br para solicitar links específicos.

Conteúdo

MÓDULO I - Introdução

TERCEIRO SETOR, AGENDA, AUDITOR, ESPECIALISTA E EQUIPE, CONCEITUAÇÃO E NORMALIZAÇÃO, ANÁLISE ECONÔMICA, TECNOLOGIA, HISTÓRICO E INFORMATIVO.

MÓDULO III - Das atividades internas

MODELO DE GESTÃO, ESTATÍSTICA, ASPECTO LEGAL, TRIBUTÁRIO, CONTÁBIL, AMBIENTAL, SOCIAL, CULTURAL, LAZER, ESPORTE, INTERFACE COM ACADEMIA.

MÓDULO V - NORMAS (ANEXOS)

ANEXO I: SA 8000 (Versão em português); ANEXO II: RESOLUÇÃO CFC nº 1.003 de 19.08.2004 – NBC T 15; ANEXO III: NBR 16001 – Responsabilidade Social – Sistema de Gestão - Requisitos; ANEXO IV: NBR 16002 – Responsabilidade Social –Sistema de Gestão-Qualificação de auditores.

MÓDULO II - Das atividades externas

RELAÇÃO COM GOVERNO, SETOR EMPRESARIAL, SÓCIO, QUOTISTA OU ASSOCIADO, COMUNIDADE, FORNECEDOR, CLIENTE, TRABALHADORES E DEPENDENTES.

MÓDULO IV - Da forma operacional

CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA, INTELIGÊNCIA SOCIAL, CONVENÇÕES DA OIT, PARCERIA INSTITUCIONAL, RENÚNCIA E INCENTIVO FISCAL, DA APELAÇÃO, BENEFÍCIOS, PROGRAMAS E OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES, RESUMO.

Takashi Yamauchi

Iniciou as atividades no Terceiro Setor desde 1975. Referência mundial por sua atuação no Terceiro Setor, organizações públicas e privadas. Constituiu mais de 6.000 entidades do Terceiro Setor. Membro do Comitê da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Organização Internacional de Normalização (ISO) 26.000 – Norma de Responsabilidade Social. Atua na constituição e na assistência a entidades do Terceiro Setor e na elaboração de programas municipais com ênfase para desenvolvimento econômico e social. Assessoria para orientação para elaboração de balanço social e ambiental junto às organizações públicas, privadas e terceiro setor.