Capacitação

Capacitação profissional e técnica
Cursos e treinamentos
Atualização sobre legislações e normas ambientais
Palestras, seminários, eventos e workshops

É possível adquirir nossos treinamentos, palestras e seminários por meio de Renúncia Fiscal – abatendo o valor do Imposto de Renda. Entre em contato para saber mais. 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Treinamento para Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR SINIR e SIGOR

O Ambienta oferece treinamento e orientação para a sua empresa para a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) em nível federal e estadual (São Paulo). A emissão do MTR e demais documentos referentes ao transporte e destinação adequada dos resíduos sólidos é prevista na Portaria Nº 280/2020 e no Decreto Estadual nº 60.520 de 2014. A nível federal, o MTR é emitido pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). No Estado de São Paulo, é emitido pelo SIGOR em um acordo de cooperação entre a CETESB e a ABETRE. A utilização do MTR é obrigatória para todos os geradores de resíduos sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Treinamento MTR_2

Curso "Elaboração de Balanço Social e Ambiental"

O Instituto Ambienta, juntamente com Takashi Yamauchi do Centro de Estudos e Difusão sobre o Terceiro Setor (APTO) e do Instituto Apoio Brasil, anunciamos o Curso para a Elaboração do Balanço Social e Ambiental. Nele, o professor e especialista Takashi Yamauchi apresenta conceitos, fundamentos e pré-requisitos para a elaboração do Balanço Social e Ambiental.

Curso BSA Takashi

Inscrições encerradas

Edições passadas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso "Reciclabilidade: Fundamento de materiais e gerenciamento de resíduos”

O curso irá fornecer os conceitos necessários para entender o contexto e o histórico da abordagem industrial da reciclagem, bem como os instrumentos e estratégias voltados a produtos, processos e à cadeia produtiva que orientam a reciclagem nos dias de hoje, trazendo à luz fatores que interferem e determinam a reciclabilidade dos materiais, abordando fundamentos da engenharia dos materiais.

Para quem é? Pensado especialmente para engenheiros, gestores, consultores e técnicos ambientais, designers e para quem se interessa e atua com resíduos sólidos e quer se aprofundar em reciclabilidade, esse tema quente e atual.

CursoReciclabilidade2023-1

Curso "Reciclabilidade dos Materiais: do design de produtos ao gerenciamento de resíduos”

Este curso é fruto de anos de estudo da nossa fundadora e Engenheira Ambiental Tainá Bimbati. Neste curso, utiliza uma abordagem integral da cadeia produtiva considerando todas as etapas em igual importância, desde o design de produtos até a reciclagem industrial. O curso fornece conceitos necessários para entender o contexto e o histórico da abordagem industrial para a reciclagem ,bem como os instrumentos e estratégias voltados a produtos, processos e à cadeia produtiva que orientam a reciclagem nos dias de hoje, trazendo à luz fatores que interferem e determinam a reciclabilidade dos materiais. Abordamos também fundamentos da engenharia dos materiais, exemplos de aplicações dos plásticos, os processos de reciclagem e apresentar suas características e desafios.

1

Capacitações Realizadas

Confira alguns dos treinamentos, capacitações e outros eventos de formação que já realizamos: